Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008
Combate à erosão costeira no litoral já começou?

 

 

As autoridades ambientais propõem-se a fazer obras em uma dezena de praias algarvias, para evitar os efeitos da erosão costeira, disse hoje fonte da Comissão de Coordenação Regional (CCDR) do Algarve.

Embora sem quantificar a parcela que caberá ao Algarve dos 300 a 400 milhões que serão investidos pelo Ministério do Ambiente na requalificação do litoral, a CCDR adianta que as intervenções em praias com falésias prevêem alimentações de areias nas praias e intervenções nas próprias arribas.

Estão também previstas intervenções na Ria Formosa — no âmbito do Plano Estratégico da zona — e no âmbito das Unidades Operativas de Planeamento e Gestão, que pretendem ponderar e avaliar soluções para zonas de risco, como a Ilha da Culatra, a Ilha de Faro e Vale de Lobo. Este projecto de requalificação do litoral sotaventino vai continuar até 2009, no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura/Vila Real de Santo António.

 

não adianta “chutar para oeste” os problemas (Alvarinho Dias)

Em declarações ao Observatório do Algarve, o professor universitário garante: com toda a probabilidade, nos próximos 50 anos o mar passará por cima da península, devido à destruição dos campos dunares e ao ao inexorável recuo da linha costeira.

Mas a grande batalha de Alveirinho Dias – cuja equipa científica se tem dedicado a estudar nos últimos anos a dinâmica costeira em toda a península do Ancão – é a “teimosia humana” segundo a qual basta construir alguns esporões na praia de Faro para travar a abalada de areias.

A construção de esporões, tal como está prevista no POOC, pode resolver temporariamente alguns problemas na zona de construção mas vai colocar em risco toda a Ria Formosa, a nascente da Península do Ancão, até Cacela e o Barril”, sustenta.

“O problema é que as pessoas pensam só no curto prazo e acham que a engenharia, só por si, consegue resolver tudo”, lamenta, numa crítica implícita aos políticos que, nas últimas décadas, têm vindo a defender a construção de um campo de esporões e conseguiram que essa solução passasse a letra de lei, no POOC Vilamoura/Vila Real de Santo António, que entrou em vigor recentemente

 

Sobre a ponte da praia de Faro – que numa recente entrevista à Lusa o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, reconheceu precisar de uma intervenção urgente -, Alveirinho Dias defende o aumento da sua extensão, para obviar a que as correntes acentuem a erosão da estrutura e principalmente, da parte interna da Praia de Faro.

 

Com a previsível elevação do nível do mar, esses fenómenos terão tendência a aumentar, o que trará como consequência a degradação dos corpos dunares e do areal, devido ao arrastamento das areias, e o consequente avanço do mar.

 



publicado por g3 4 best às 13:52
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



»Playlist «
Image Hosted by ImageShack.us
»Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Acha necessaria uma intervencao imediata na ponte da ilha de faro?
Sim, quanto mais rapido melhor
Sim, mas pode esperar
Nem por isso, existem projectos mais urgentes
Nao, esta muito bem assim
Nao, mais vale construir uma nova
  
pollcode.com free polls
» Arquivos «

» Maio 2008

» Abril 2008

» Março 2008

» Fevereiro 2008

» Janeiro 2008

» Dezembro 2007

» Novembro 2007

» Outubro 2007

» Posts Recentes «

» Prestes a atingir a meta....

» E o prometido é devido

» Progressos...

» Apresenções

» Faro.. Diagnóstico da Cid...

» Prespectivas Futuras

» As Pautas! (2º Período)

» Faro.. Diagnóstico da Cid...

» Solução para o Acesso e P...

» Avaliações Relativas ao 2...

»

» Alerta, Drástica erosão c...

» ...

» Combate à erosão costeira...

» A Câmara de Faro Câmara c...

» Mudança de planos...

» Os gráficos...

» Sentimos a evolução...

» Inquéritos...

» CCC "on the road"

» As Pautas!

» "Deveria ser tão natural ...

» Vestidos a rigor

» Faro...

» O Tesouro

» Problemas a resolver...

» Significado da imagem...

» Nos...

»links
»Contador